segunda-feira, 11 de abril de 2011

Chega ao Brasil o tratamento que estimula o crescimento dos cílios

Os resultados de 16 semanas de uso do Latisse na atriz Claire Danes, porta-voz do produto nos Estados Unidos

Lançado nos Estados Unidos em 2008 sob a promessa de ser o primeiro tratamento a efetivamente proporcionar o crescimento dos cílios, o Latisse causou um burburinho na mídia especializada em beleza com suas impactantes fotos de antes & depois; agora, após quase três anos, o produto finalmente chega ao Brasil, prometendo cílios mais longos, grossos e escuros. Como?



A primeira coisa a se saber sobre o Latisse é que ele não é um cosmético de fácil acesso; ele é um tratamento que passou pela aprovação do norte-americano Food and Drug Administration (FDA) e da brasileira Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e só é vendido sob prescrição médica. Isso porque, de acordo com a agência de comunicação da Allergan, fabricante do Latisse – e também do Botox, diga-se de passagem –, o ideal é ter o acompanhamento de um profissional que possa avaliar os possíveis efeitos colaterais, como alergias e pigmentações.

Agora, ao funcionamento do produto: o ingrediente ativo do Latisse é a bimatoprosta, uma substância que atua no folículo piloso e proporciona o crescimento ciliar – a pesquisa para o desenvolvimento do Latisse, aliás, começou quando se observou o crescimento ciliar de pacientes que tratavam o glaucoma com um colírio que tinha essa substância em sua composição. “O produto estimula os folículos que estão em repouso (fase telógena) a se tornarem ativos e passarem à etapa de crescimento, prolongando esta última fase (também conhecida como anágena)”, explica a Dra. Alessandra Haddad, cirurgiã plástica e chefe do setor de Cosmiatria e Laser da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), que esteve presente no lançamento de Latisse na terça-feira (05.05).

O Latisse é apresentado em forma líquida, e deve ser aplicado exclusivamente na margem da pálpebra superior com a ajuda de um pincel estéril e descartável que acompanha o produto. A fabricante chama a atenção para a necessidade da pele estar limpa, do produto não ser aplicado em excesso e dos aplicadores não serem reaproveitados – esses cuidados ajudariam a minimizar as chances de reações alérgicas que, de acordo com a agência de comunicação da Allergan, foram inferiores a 4% em um estudo feito com 278 pacientes.

Com a aplicação diária, a diferença aparece a partir da quarta semana de uso, sendo que os melhores resultados são vistos a partir da 16ª semana. Em caso de descontinuidade do uso do produto, os efeitos gradativamente são revertidos ao estado inicial dos cílios. Para mais informações, consulte o seu médico.

O preço do Latisse, apresentado em frasco com 5ml de solução e 100 aplicadores estéreis, é R$156,35.

OBS.: Achei esse assunto de suma importância e de interesse público. Pensando bem, não posso correr o risco de esquecer e nem ignorar nenhuma informação, portanto resolvi posta-lo na íntegra do que li (quero dizer... cópia). Li aqui.

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