Para que não fiquem dúvidas

Quero dizer que algumas pessoas tentam fazer do blog uma janela para divulgação de seus produtos. Se a intenção fosse fazer propagandas, abririamos o blog inclusive para faturamento; coisa que não temos o mínimo interesse. Esse é um blog de indicações apenas. Somos um grupo de amigos que trocam informações e experiência enquanto navegam pela internet, indicando tudo de legal e interessante que encontramos. Nossa divulgação de alguns produtos é eventual e espontânea. Nos damos o direito inclusive de criticar quando não gostamos de alguma coisa e quando as experiências não são bem sucedidas. Obrigada pela compreensão.







sábado, 24 de abril de 2010

Colcha Mosaico – Patchwork



Olha que sonho de colcha!
Fico imaginando essa maravilha na minha cama. Vocês também não ficam com vontade?
E não é difícil, não! Esse esquema a baixo é para uma colcha medindo 2m x 1,60m. Se precisar de uma maior, basta fazer a proporção.
O material pode ser uma linha grossa rústica (mais fácil de encontrar, porém mais cara), ou ainda melhor, pode ser restos de tecido fino (tergal ou jérsei) cortado em tiras de 1 a 2 cm de largura, emendadas e enroladas como se fosse um novelo grande. Com o tecido, que pode ser sobras, ela além de ficar bem mais barata, ficará com certeza bem diferente e mais rústica. Belíssima! Você precisará de muitos metros de retalho, mas valera à pena. Separe seus retalhos por cor predominante e faça alguns novelos, um para cada cor. Basicamente serão necessários: 6m de ferrugem, 11 metros de verde, 6m de laranja, 1,5m de lilás, 10m de verde-claro, 3m de rosa, 1,5m de bege e 1m de marrom.
Precisara também de alguns novelos de lã (pode ser de uma cor única, ou pode ser feito com sobras, mas tomando o cuidado de combinar bem as cores). Pode separar mais ou menos 1100gr de lã.
Precisara agora de uma agulha de tricô nº9 e agulha de croché nº8.
EXECUÇÃO:
Montar 20p na agulha de tricô usando juntos o fio de tecido e o fio de lã. Fazer retângulos (pode ser em p.meia ou cordão de tricô) conforme o esquema abaixo.
Esquema de tricotagem:
Tricotar retângulos de 20p por 60cm de comprimento: 4 ferrugem, 6 verdes, 4 laranjas, 1 lilás, 1 bege, 2 rosa e 4 verde-claro.
Tricotar retângulos de 20p por 40cm de comprimento: 4 verde-claro
Tricotar retângulos de 20p por 20cm de comprimento: 4 verde e 2 marrom.
Modo de armar:
Com a agulha de croché e a lã usada dupla, unir os retângulos entre si, seguindo o esquema abaixo. Depois de todos unidos, cercar a colcha com uma volta em p.bxmo. , com uma corrente nos quatro cantos. Depois, fazer uma volta em p.a. duplo, lembrando que em cada canto, fazer 3 p.a. duplo. Enfim, fazer uma volta em p. caranguejo.
Pontos usados:
p.meia (ponto meia) – ou se preferir, todo o trabalho pode ser feio em cordões de tricô.
p.bxmo. (ponto baixíssimo)
p.a.duplo (ponto alto duplo)
p.caranguejo (ponto caranguejo): trabalhar o ponto baixo da esquerda para a direita, introduzindo a agulha à direita do ultimo ponto trabalhado.
Se precisar, pergunte para alguém que conheça sobre esses pontos. Não assuste, pois são bem fáceis e com certeza você vai aprender num instante.
Esquema das cores: Antes de começar seu trabalho, decida as cores que vai usar. Essas cores podem ser substituídas por outras de sua preferência, pois esse esquema é só para auxiliar na disposição correta dos retângulos.

Pronto! Agora prepare-se para os elogios, pois eles aconteceram com certeza. Você acabou de fazer uma belíssima colcha para sua cama e todos vão babar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário