Para que não fiquem dúvidas

Quero dizer que algumas pessoas tentam fazer do blog uma janela para divulgação de seus produtos. Se a intenção fosse fazer propagandas, abririamos o blog inclusive para faturamento; coisa que não temos o mínimo interesse. Esse é um blog de indicações apenas. Somos um grupo de amigos que trocam informações e experiência enquanto navegam pela internet, indicando tudo de legal e interessante que encontramos. Nossa divulgação de alguns produtos é eventual e espontânea. Nos damos o direito inclusive de criticar quando não gostamos de alguma coisa e quando as experiências não são bem sucedidas. Obrigada pela compreensão.







sábado, 24 de abril de 2010

Tirinhas de Alcatra com Limão e Tomilho

Outro dia, pesquisando uma receita diferente, me deparei com um site que falava da famosinha cozinheira inglesa, a Nigella. Eu amo as receitas dessa mulher, pois da pra tirar referência para fazer qualquer prato. Ela tem inúmeras receitas de preparo rápido e fácil, do jeitinho que eu gosto! Mas desta vez, me chamou a atenção foi “Tirinhas de alcatra com limão e tomilho”. Fiz... muito fácil, rápido e delicioso... o Ma e a Li jantaram aqui comigo e adoraram...
Bom, vou dar a receita. Assim todos podem se deliciar!
Você vai precisar de uma peça de alcatra, mas não pode ser muito alta. Existe uma que se chama "precoce light", que é uma peça tirada de novilho. Uma delícia, macia e sem gordura, com ± 2,5 cm de altura. Muito boa! Eu usei uma peça pequena de contrafilé (± 600g), pois era o que tinha aqui em casa, no momento. Escolha a sua carne, limpe bem, tire toda a gordura, e a deixe coberta com caldo de laranja por algum tempo, para deixá-la bem macia. Na hora de fazer, escorra bem todo o suco de laranja (aproveite para fazer alguma outra receita com ele - por exemplo: um molho; ou cozinhar batatas para fazer uma salada- muito bom!).
Besunte a sua carne com um bom azeite ou óleo para não grudar na chapa, pois agora ela vai numa grelha ou numa frigideira de fundo grosso beeeem quente. Isso vai ‘selar’ a carne por uns 3 minutos de cada lado, depois mais 1 minuto de cada lado. A idéia é que ela fique tipo um rosbife, mais cruzinho por dentro, pois o limão da marinada vai terminar de ‘cozinhá-la’ depois.

A marinada é fácil, fácil: junte num recipiente as folhas de uns 5 ramos de tomilho fresco + 3 dentes de alho amassados + raspas da casca e suco de 1 limão siciliano (ou normal) + sal e pimenta do reino a gosto + uma boa quantidade de azeite.

Quando a carne estiver pronta, deixe esfriar uns minutinhos para então fatiar bem fininha. Depois, transfira para a marinada e deixe por uns 5 minutos.

Ta pronto! Agora é só aproveitar! Sirva com uma saladinha e um bom pão quentinho. Se não for trabalhar cedo no dia seguinte, pode abrir um bom vinho para acompanhar.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário