Para que não fiquem dúvidas

Quero dizer que algumas pessoas tentam fazer do blog uma janela para divulgação de seus produtos. Se a intenção fosse fazer propagandas, abririamos o blog inclusive para faturamento; coisa que não temos o mínimo interesse. Esse é um blog de indicações apenas. Somos um grupo de amigos que trocam informações e experiência enquanto navegam pela internet, indicando tudo de legal e interessante que encontramos. Nossa divulgação de alguns produtos é eventual e espontânea. Nos damos o direito inclusive de criticar quando não gostamos de alguma coisa e quando as experiências não são bem sucedidas. Obrigada pela compreensão.







terça-feira, 27 de abril de 2010

Sardinha à Italiana

Cau, essa é pra você... A minha "dona dos peixinhos”.

1Kg de sardinhas frescas (±22 –depende do tamanho)
1 lata pequena de extrato de tomate
2 a 3 cebolas em fatias finas
2 a 3 folhas de louro
Sal e pimenta do reino a gosto
4 a 6 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de açúcar
Limão, azeite de oliva
½ copo de vinagre

Execução:
Limpar as sardinhas, tirando as escamas e cortando as caudas, as cabeças e as barbatanas; abrir pela barriga e, com cuidado, retirar as vísceras e a espinha dorsal. Lavar bem, e apalpando com delicadeza, verificar se ficou algum espinho, pois são bem desagradáveis na hora de comer. Escorrer bem e em seguida colocar em uma vasilha com sal, caldo de limão e pimenta do reino; deixar repousar por duas ou três horas.
Enquanto isso, preparar a cebola e reservar; preparar o alho e também reservar. Bater (no liquidificador ou na mão mesmo) o extrato, o vinagre, o açúcar e uma pitada de pimenta do reino.

Montar:
Colocar no fundo de uma caçarola grossa, uma boa quantidade de azeite. A seguir, jogar as folhas de louro; arrumar uma camada de sardinha e sobre elas, uma camada de cebolas e pedacinhos de alho. Regar com um pouco da mistura do extrato de tomate e um fio de azeite. Torna-se a colocar uma camada de sardinhas, cebolas, alhos, etc., até terminar todos os ingredientes, devendo terminar com o extrato e o azeite. Regar tudo com o caldo da marinada.

Tampar bem a panela (para que não perca a umidade) e levar ao fogo brando (abaixar ao máximo o fogo quando começar a ferver) por cerca de 50 minutos.
De vez em quando, durante o cozimento, sacudir levemente a panela. Quando as sardinhas estiverem cozidas, retirar do fogo e deixá-las esfriar bem. Arrumá-las com delicadeza em um pirex com tampa. Conserva-se por diversos dias, na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário