Para que não fiquem dúvidas

Quero dizer que algumas pessoas tentam fazer do blog uma janela para divulgação de seus produtos. Se a intenção fosse fazer propagandas, abririamos o blog inclusive para faturamento; coisa que não temos o mínimo interesse. Esse é um blog de indicações apenas. Somos um grupo de amigos que trocam informações e experiência enquanto navegam pela internet, indicando tudo de legal e interessante que encontramos. Nossa divulgação de alguns produtos é eventual e espontânea. Nos damos o direito inclusive de criticar quando não gostamos de alguma coisa e quando as experiências não são bem sucedidas. Obrigada pela compreensão.







quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Casa na árvore



Muitos de nós cultivamos um sonho de infância: ter uma casa na árvore. Se você é um desses sonhadores, se prepare para conhecer o HemLoft, que fica em um ponto secreto na floresta de Whistler, no Canadá.


A história começa quando Joel Allen quis se aposentar aos 26 anos. Passando por problemas em sua profissão, sem dinheiro e sem trabalho, ele podia voltar a tentar e tentar um novo emprego ou tentar algo diferente.
Foi aí então que conheceu John ...  um personagem mágico em sua vida ... um carpinteiro autodidata que construiu um pequeno paraíso de jardins e outras maravilhas. Sua vida era o que Joel inconscientemente ansiava quando pensou em se aposentar e, assim, ele admirava a vitalidade do homem que tinha a capacidade de tornar qualquer ideia criativa em algo real.


A arte da carpintaria
Joel mergulhou no universo da carpintaria, fez um curso intensivo e convenceu seus pais a lhe pagarem os primeiros materiais, prometendo em troca um galpão para eles. Com o tempo, conseguiu se aperfeiçoar na área e conquistou o primeiro emprego. Foi aí que conheceu Ryan, um homem com espírito aventureiro que se tornaria seu grande amigo. Os dois criaram uma brincadeira chamada “sport sleeping”, que era basicamente dormir em lugares exóticos como tratores e andaimes.
E no meio desse jogo surgiu a ideia de descansar em uma árvore. “Quanto mais eu pensava nisso, mais eu queria um pequeno loft na floresta. Fiz algumas pesquisas e não gostei da maioria das casas nas árvores, pois elas tinham estruturas desajeitadas. Queria algo um pouco mais elegante”, explica o carpinteiro.


Ele desenvolveu muitas reflexões sobre o assunto, inclusive com um casal de amigos recém-formado em arquitetura escolar. Durante as discussões, apareceu o conceito de fazer a casa na árvore com a forma de um ovo. “Foi um momento de brilhantismo cósmico. A forma de ovo seria elegante, orgânica e incomum.” No desenho final a estrutura ficou um pouco mais “gorda” e achatada para ganhar espaço interno e ter um visual bonito.
Mão na madeira!
A busca pela árvore perfeita começou no verão de 2008 e não foi nada fácil, durando até o outono. Joel encontrou o que considerava ideal, mas tinha um problema: o território não era dele e contava com preservação ambiental. Assim, a localização da casa na árvore deveria ser um segredo absoluto. Ele assumiu o compromisso de não prejudicar a natureza e deixou o resto para o destino.


As obras iniciaram junto com a promessa de manter a área limpa. Inúmeras dificuldades foram encontradas ao decorrer do projeto: o transporte e a aquisição de materiais; a procura pelas técnicas adequadas; a instalação da estrutura; entre outras complicações.
E é claro que nesse meio tempo a vida continua e coisas boas surgem. Uma das coisas mais magníficas para Joel foi conhecer Heidi, a mulher por quem se apaixonou. Ela contribuiu imensamente com o projeto e proporcionou várias ideias novas, além de ter colocado a mão na massa ao lado de seu parceiro.


Depois de três anos de imensa dedicação, o HemLoft estava finalizado e só restava vivê-lo! O casal passou uma semana inteira ali e voltaram em ocasiões específicas. Hoje, quando Joel olha para trás, ele percebe que sua real motivação era fazer algo legal. “A força motriz por trás da coisa toda foi um desejo simples, porém inexorável. Não havia motivos práticos ou significados profundos. Eu estava misteriosamente obrigado a construir algo legal, algo bonito”, ele conclui.


 Futuro incerto
Já que a casa na árvore fica em terras que não são de Joel, a obra tecnicamente não pertence a ele. Assim, seu destino é incerto. O segredo foi mantido por três anos, até ser compartilhado na Dwell Magazine, uma publicação americana famosa.


Agora o carpinteiro tenta decidir (inclusive com uma enquete online) o que fazer com a casa na árvore. A alternativa mais segura é derrubá-la, enquanto uma das mais divertidas é transformá-la em um acampamento público.  Você pode imaginar onde ela está escondida? Uma dica: é uma propriedade extremamente rica da região oeste do Canadá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário